sábado, 26 de março de 2011

Mulheres solteiras procuram homens casados

Especialistas explicam.  

Paulo Oliveira, especial para iG 


Foto: Getty Images
Mulher solteira que ama homens casados: qual é a razão?
Algumas mulheres solteiras procuram homens casados e passam muito tempo nestas relações. Qual será o motivo do interesse por um homem comprometido e com pouco tempo disponível? De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, as mulheres que se relacionam com homens casados os vêem como um porto seguro, mais dispostos a terem filhos e bem-sucedidos financeiramente.
“Para os homens comprometidos, a disponibilidade da mulher solteira é um atrativo fundamental. Na maioria dos casos, o homem casado joga a isca se colocando no papel de vítima de um casamento desgastado e dá à mulher solteira o papel de salvadora de seus problemas”, explica o psicólogo e psicoterapeuta de casal Antonio Carlos Amador Pereira, professor da Faculdade de Psicologia da PUC de São Paulo.
É comum a amante aceitar essa condição e se sentir importante e desejada, ainda que isso signifique estar sempre em segundo plano, disponível nos momentos em que o homem comprometido encontra uma brecha na agenda. “A questão é que, em geral, o homem casado que tem uma amante alimenta uma ilusão para sustentar o relacionamento extraconjugal. A mulher solteira acaba sendo levada pela situação e não se dá conta de que este homem é incapaz de resolver suas relações afetivas de forma clara”, completa o psicólogo.
Segundo a psicoterapeuta Marina Smith Eberlein, da USP, o triângulo amoroso pode ser tentador para a mulher competitiva, cujo comportamento busca repetir uma situação infantil na qual ela disputava a atenção do pai com a mãe. “Essas mulheres estão mais fixadas na rival do que no parceiro propriamente dito”, explica.
Para a terapeuta de Casal e Família Magdalena Ramos, autora do livro “Casal e família como pacientes” (Editora Escuta), a mulher que é a outra não costuma enveredar por este caminho triangular de forma consciente. “Não há nada pré-determinado na busca pelo homem comprometido, até porque a paixão é algo que não se escolhe. É incontrolável”, explica.
Segundo a terapeuta, antigamente era bem menos comum o homem casado se separar para ficar com a amante. Hoje em dia, ele não só larga a esposa como vai parar nos braços da outra com muito mais facilidade - algo que está vinculado à cultura menos rígida dos tempos atuais. “No início, ela se sente realizada pela conquista, mas viver a dois pode acabar tornando a relação sem graça. Os papéis se invertem e ela vira a esposa”, completa.
4 motivos que levam mulheres solteiras se relacionarem com homens casados:
- Autoestima enfraquecida. A mulher aceita o pouco de atenção que recebe e não se acha merecedora de mais afeto
- Gosto pelo papel de "salvadora" do homem. Ele se coloca no papel de vítima, com um casamento problemático, e ela se sente a escolhida para "salvá-lo" da situação
- Tendência competitiva. Em geral, está relacionado com problemas mal resolvidos na infância, como o ciúme do pai e a inversão de papéis com a mãe. Neste caso, a mulher se preocupa mais com a rival do que com o parceiro
- Atração pela  imagem de "porto seguro" do homem casado. Ele é visto como alguém que tem filhos, família e é bem-sucedido

Nenhum comentário:

Postar um comentário